Respostas

2014-05-14T14:23:58-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Não sei se é isso que você quer mais está ai já estudei sobre isso rsrsrs ai esse foi o menor resumo que consegui montar !!
A Europa é, por convenção, um dos seis continentes do mundo. Compreendendo a península ocidental da Eurásia, a Europa geralmente divide-se da Ásia a leste pelo divisor de águas dos montes Urais, o rio Ural, o mar Cáspio, o Cáucasio,1 e o mar Negro a sudeste.2 A Europa é limitada pelo oceano Glacial Ártico e outros corpos de água no norte, pelo oceano Atlântico a oeste, pelo mar Mediterrâneo ao sul, e pelo mar Negro e por vias navegáveis interligadas ao sudeste. No entanto, as fronteiras para a Europa, um conceito que remonta à Antiguidade Clássica, são um tanto arbitrárias, visto que o termo "Europa" pode referir-se a uma distinção cultural e política ou geográfica. A Europa é o segundo menor continente em superfície do mundo, cobrindo cerca de 10 180 000 km2 ou 2% da superfície da Terra e cerca de 6,8% da área acima do nível do mar. Dos cerca de 50 países da Europa, a Rússia é o maior tanto em área quanto em população (sendo que a Rússia se estende por dois continentes, a Europa e a Ásia) e o Vaticano é o menor


2014-05-14T14:38:39-03:00
E u ro p a O c id e n t a l é uma parte da Europa cujas fronteiras dependem da definição. Estas fronteiras, no entanto, estão sujeitas a consideráveis flutuações e sobreposições, o que dificulta a diferenciação. O conceito de Europa Ocidental também está associado à noção de Mundo Ocidental. 

Antes da Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria, o termo "Europa Ocidental" era usado para designar a parte de Europa que tinha raízes católicas ou protestantes, ou seja, a área ocupada por França, Irlanda, Reino Unido, Países Baixos, Bélgica, Luxemburgo, Islândia, Suíça, Liechtenstein, Andorra, Noruega, São Marino, Mónaco,Áustria, Dinamarca, Itália, Portugal e Espanha. Foram estes países em que a Cultura ocidental se desenvolveu e deles que esta cultura se espalhou pelo mundo. 




E U R O P A O R I E N T A L - Sua localização geográfica entre o continente europeu e asiático, ampliou consideravelmente o seu significado geopolítico, ou seja a importância do seu espaço geográfico, para a política mundial, doravante e definida pela ex-união soviética e pelos estados unidos , as potencias vencedoras dessa grande guerra. 

Significado desse conjunto de países no contexto do mundo contemporâneo dividido em economias de mercado e economias danificadas a partir de 1945, fez com que a união soviética ( o primeiro país a estabelecer o regime que se "auto denominou" socialista ) também decidisse estreitar seus laços econômicos com os países do leste europeu por meio do conselho de ajuda econômica mutua 
( comecon). 




A Europa oriental é hoje um conjunto de países que saem parcial ou totalmente, de uma economia planificada e buscam implantar uma economia de mercado desenvolvido o futuro desses países é ainda humo incógnito .