Respostas

2014-05-14T14:41:21-03:00
São seres vivos, como certas bactérias e fungos, que atacam os cadáveres, excrementos, restos de vegetais e, em geral, matéria orgânica dispersa no substrato, decompondo-a pouco a pouco e transformando em matéria inorgânica 
Quando algum ser vivo morre, a matéria orgânica presente nela é decomposta, ou seja, diversos organismos (bactérias e fungos) vão se nutrir dessa matéria. O resultado final é formação de gás carbônico, água e sais minerais (nutrientes) por esses organismos.
2014-05-14T15:51:25-03:00
As bactérias são seres unicelular procariontes . do reino da monera. A importância das bactérias : Decompondo a matéria orgânica disponível no ambiente, as bactérias têm uma notável importância ecológica, que é fundamental para a manutenção de vida na Terra.    *Ação decompositora: As bactérias decompositoras ou saprófitas, juntamente com a maioria ds fungos, atuam na natureza decompondo organismo morto, partes que se destacam de seres vivos ou resíduos eliminados no ambiente, como folhas, frutos caídos, pele, fezes etc ...  Assim os seres decompositores promovem a transformação da matéria morta em matéria inorfânica simples, que pode ser reaproveitada por outros seres, especialmente para as plantas. Por tanto são indispensáveis para á reciclagem da matéria na natureza.   * Fertilizção do solo- Pode-se dizer, pelo que foi descrito  q a fertilidade do solo depende da atividade dos seres decompositores. Mas outros tipos de bactérias também contribuem para a riqueza do solo . É o caso das bactérias do gênero Rhizobium, que vivem associadas as raízes de leguminosas, um importante grupo de plantas, como a soja, o feijão e a ervilha. Uma vez instalada nas raízes, as bactérias fixam o gás nitrogênio atmosférico e o transformam em sais nitrogenados , que são em partes assimilados pelas plantas. Esse gênero de bactérias fornece as leguminosas os sais nitrogenados necessários para o seu desenvolvimento.   *Digestão de celulose - As bactérias que vivem no estômago de ruminantes, como boi e a ovelha, estabelecem com esses animais um outro exemplo de mutualism. Essas bactérias  são capazes de digerir a celulose, auxiliando assim a nutrição dos ruminantes; entroca, encotram nesses animais um hábitat adequado ao seu desenvolvimento, além de alimento que garante sua atividade metabólica.   *Emprego Indústrial- Na indústria, são bastante conhecidas as bactérias do gênero Acetobacter, que oxidam o ácool etílico transformando-o em ácido acético; esse fênomeno constitui a base da fabricação do vinagre.As bactérias do gênero Lactobacillus promovem a conversão da lactose em ácido láctico. O leite então torna-se azedo, e a redução do pH determina a precipitação das proteínas, com a consequente formação do coalho. Essas bactérias tem assim a participação marcante no processo de fabricação de iorgute, coalhada e queijo. Na indústria farmacêutica, as bactérias do gênero Bacillus fornecem certos antibióticos, como a tirotricina e bacitracina.   * Emprego no controle biológico- nAs bactérias são tambem utilizadas no combate a espécies daninhas á agricultura. Um exemplo é o Bacillus thuringiensis que infesta a larva de determinado insetos. Essas bactérias produz cristais protéicos que de dissolvem no intestino da larva; a proteína dissolvida promove a ruptura da parede intestinal, permetindo a invasão dos tecidos pelas bactérias, o que prova a morte da larva.