Respostas

A melhor resposta!
2014-05-14T15:09:42-03:00
Um desenho se difere pelos detalhes que ele tem e o uso de luzes e sombras bem aplicadas enriquecem muito o resultado final mesmo em um desenho simples. A luz e a sombra são dois elementos da linguagem visual. Portanto a luz é tudo que produz claridade, formando visíveis os objetos, e sombra é a ausência de luz. Com luz e sombra, podemos criar nas imagens efeitos de volumes e espaços. Tudo em volta do objeto tem luz e sombra. 
Um objeto não transparente exposta à luz determina uma sombra. 

A SOMBRA PRÓPRIA de cada objeto está sobre si mesmo e é chamado também de sombra natural. Com ela o objeto dá a sensação de volume. Ex. a sombra própria da Lua é seu lado escuro. 

A sombra provocada por um foco de luz é chamada de sombra projetada. SOMBRA PROJETADA: é a sombra do corpo projetada em uma ou mais superficies (podendo ser mais do que uma sombra de acordo com o número de fontes de luz que forem utilizadas). Esta está sempre em outro objeto. Ex: sombra de uma árvore no chão.
8 4 8
2014-05-14T15:10:03-03:00
A sombra projetada é aquela que geralmente aparece na parede ou entao no chão
5 1 5