Respostas

2013-06-19T22:42:33-03:00

Após uma determinada area sofrer algum impacto culminado com a retirada de toda a vegetação, as especies pioneiras são as primeiras plantas que vão colonizar aquela area. Normalmente elas modificam o meio e prepara-o para que novas plantas possam habitar ali definitivamente substituindo as epécies pioneiras. Quando as espécies pioneiras colonizam a área fala-se de uma sucessão ecológica primária.

3 5 3
2013-06-19T23:15:05-03:00

Espécie pioneira ou oportunista é designação dada em Ecologia às espécies resistentes aos factores abióticos do ambiente que iniciam a colonização de um biótopo como primeira etapa de uma sucessão ecológica. São em geral organismos fotossintéticos, já que são normalmente os organismos iniciais da cadeia trófica.

Em geral as espécies pioneiras têm uma grande valência ecológica, pois precisam de se adaptar a condições pouco favoráveis para a perpetuação de seres vivos. Devido a esta faculdade, são em geral espécies eurioicas (ou generalistas), muito tolerantes às variações das condições do ambiente, mas o número de indivíduos é em geral pouco elevado.