GENTE POR FAVOR ME AJUDEM COM ESSA QUESTÃO. É MUITO IMPORTANTE!

1°) Um móvel realiza um MUV obedecendo à função s = 18 - 9t - t², sendo s medido em metros e t em segundos. Pergunta-se:
a) Qual o espaço inicial, a velocidade inicial e a aceleração do movimento?
b) Qual a função da velocidade do movimento?
c) Qual o instante em que o móvel muda de sentido?
d) O móvel passa pela origem da trajetória? Em caso positivo, em que instante?

2

Respostas

2014-05-14T17:43:42-03:00
A) Vamos comparar a função espacial dada com uma função "genérica";
Função dada: S(t) = 18 - 9t - t²
Função genérica: S(t) = So + Vo.t + a.t²/2
Agora, compare as duas equações e veja quem ocupa o lugar de So,Vo,etc. É só extrair as informações !

b) V(t)=Vo+a.t ou V²=Vo²+2.a.(S-So)
Ao resolvermos o item a, temos as informações necessárias para compor a função da velocidade.
R: V(t)= 9-2t

c)O instante em que o móvel muda de sentido é obtido a partir do X do VÉRTICE da função.

d) Ele está procurando os "zeros" da função, ou seja, um valor que, quando aplicado à variável da função (no caso, o TEMPO), temos resultado=zero.
Traduzindo: ele quer descobrir os valores de t, para que S seja=zero.
Temos:
S(t) = 18 - 9t - t²   como queremos descobrir os zeros, substituímos S por zero.
0 = 18 - 9t - t² 
Agora, extraia os zeros da função por bhaskara ou soma e produto.

Tente resolver agora. Vou deixar o trabalho do raciocínio para você, apenas dei dicas!!
 
1 5 1
b) V(t)=Vo+a.t ou V²=Vo²+2.a.(S-So)
Ao resolvermos o item a, temos as informações necessárias para compor a função da velocidade.
R: V(t)= 9-2t
*EDITADO*
b) V(t)=Vo+a.t ou V²=Vo²+2.a.(S-So)
Ao resolvermos o item a, temos as informações necessárias para compor a função da velocidade.
>>>R: V(t)= -9-2t
A melhor resposta!
2014-05-14T17:57:21-03:00
A) Si=18, Vi= (-9) a= (-1)              Si= espaço inicial        Vi= velocidade inicial
b) V=Vi + a.t 
   V= -9 + (-1).t
c) 0= -9 +(-1).t
 9=-t
t= -9
d)S=Si+Vit+0,5.a.t^2                origem igual a 0
 0=18 -9t  - 0,5t^2
0.5t^2 + 9t - 18=0 (faça baskara)

x1=1/1 = 1
x2= -19                no instante 19
2 5 2