Respostas

A melhor resposta!
2014-05-14T18:26:01-03:00
Cuba é um país socialista localizado nas Antilhas (América Central), possui um território que ocupa uma área de 110 922 km2, onde vivem cerca de 11 milhões de pessoas. Apesar de ter semelhança com os outros países latinos quanto à forma de colonização, Cuba seguiu rumos diferentes. 

Por ter aderido ao socialismo, sofreu embargo econômico de muitos países do mundo. Apesar desse embargo - imposto pelos Estados Unidos - Cuba conseguiu implantar o regime socialista, isso em virtude da ajuda que a União Soviética concedeu, tendo em vista que os soviéticos importavam grande parte dos produtos cubanos, como o açúcar (principal produto). 

No entanto, com a queda da União Soviética, em 1991, Cuba enfrentou uma profunda crise econômica em razão de sua extrema dependência econômica. Ao perder seu grande fornecedor de recursos financeiros, o PIB do país caiu drasticamente, isso refletiu rapidamente na vida dos cubanos. 

Recentemente o governo cubano tenta promover algumas aberturas econômicas sem deixar os ideais socialistas, isso com intuito de atrair investidores estrangeiros para o país. Os principais investimentos realizados no país estão ligados ao ramo turístico, até porque o país possui lindas praias. Diante desse destaque, os capitais estrangeiros são revertidos na construção de hotéis e infra-estrutura turística. 

Outra fonte de receita que vem sendo constituída é a consolidação de parcerias comerciais com outros países, isso na produção de medicamentos e vacinas, pelo fato do país se destacar no campo da medicina. 

Tais iniciativas citadas acima ainda não refletem grandes progressos, não ao ponto de elevar a condição econômica do país. Cuba continua sendo grande produtor primário, com destaque para a produção de cana-de-açúcar, tabaco, frutas e extração de níquel. Os quais são basicamente as únicas fontes de receitas para o país. 

O mundo aguarda para saber qual será o destino do país após a saída de Fidel Castro do poder. Existe uma grande expectativa quanto à continuidade do socialismo em Cuba, o que se sabe é que mudanças já estão acontecendo e elas podem mudar rapidamente a configuração da estrutura política e social do país. 

2 5 2