Respostas

2013-06-20T12:42:09-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

 

 

1) x = - 6 

2)  3x = 3( - 6 )=> x = - 18

 

x + 3x = -24

 

4x = - 24

 

x= - 24/4

 

x = - 6

A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2013-06-20T12:47:57-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

Bom é só montar um sisteminha. Se um número (que vamos chamar de x) é o triplo de outro (que vamos chamar de y), podemos montar este problema da seguinte forma:

 

x = 3y

 

Se a soma (x+y) é igual a -24, já podemos montar o sistema:

 

\left \{ {{x=3y} \atop {x+y = -24}} \right. \Rightarrow x = -24 - y \\\\ x=3y \\ -24-y = 3y \\ -24 = 3y+y \\ 4y = -24 \\ y = \frac{-24}{4} \\ \boxed{y = -6} \\\\\\ \Rightarrow x = 3y \\ x = 3 \cdot (-6) \\ \boxed{x = -18}

1 5 1