NÃO É QUESTÃO, É DÚVIDA. (PROPRIEDADES PERIÓDICAS)

Eletropositividade é quando um átomo tem a tendencia a perder elétrons, ou seja, quanto maior a eletropositividade, maior o átomo e maior a tendencia a perder eletrons.

Eletronegatividade é o contrário, ou seja quanto maior a eletronegatividade, menor o átomo e menor a tendencia de perder elétrons.

Certo ?

Agora fui fazer uma questão e a afirmativa era a seguinte:
c) sódio é o elemento mais eletronegativo do 3° período.

achei que era verdade, pq o sódio é o menor átomo, menor tendencia a peder eletrons, maior a eletronegatividade. Mas não, a afirmativa estava falsa, e no gabarito dizia que o sódio é o atomo com maior eletropositividade do 3 periodo.

???? E aí ????

1

Respostas

A melhor resposta!
2014-05-14T22:47:53-03:00
Nunca na Galáxia que o Sódio seria o mais eletronegativo. Caro Victor, veja bem, os conceitos sobre eletronegatividade e eletropositividade estão certos. Mas como na questão trata-se de vários elementos no mesmo período (Na, Mg, Al, Si...), perceba que o número atômico desses elementos vão aumentando gradativamente (Na= 11, Mg= 12, Al= 13, Si= 14...), então, neste caso quanto maior o número atômico, maior o número de prótons. Consequentemente, o átomo vai ficando cada vez menor, na medida em que seu número atômico aumenta. O que entra no conceito de ELETRONEGATIVIDADE, pois como o átomo é muito pequeno, maior a dificuldade dele perder elétrons. Porque sua energia de ionização ( energia necessária para retirar um elétron de um átomo ) é muito grande, ou seja, precisaria de uma energia muito grande para tirar um elétron dos átomos que possuem maior número atômico NO MESMO PERÍODO. No caso do sódio, ele seria o mais eletropositivo do 3° (terceiro) período, e o mais eletronegativo do mesmo período, seria o o Cloro (Cl). Não é o Argônio, porque ele já está estável.
1 5 1
Desculpe não ter agradecido antes, só vi hoje a sua resposta. Enfim, muito obrigado, você explicou direitinho ! Finalmente entendi eletronegatividade.