quero um texto sobre Imperialismo mais não estou conseguindo achar, oq eu faço?

1
O imperialismo contemporâneo pode ser também denominado como neocolonialismo, por possuir muitas semelhanças com o regime vigorado entre os séculos XV e XIX, o colonialismo.

Esta prática está registrada na história da humanidade através de muitos exemplos de impérios que se desenvolveram e, em muitos casos, foram aniquilados ou substituídos por outros. No entanto, o conceito, derivado de uma prática assente na teoria econômica, só surgiu no início do século XX.
muito obrigada!

Respostas

2014-05-14T22:20:44-03:00

Imperialismo tambem pode ser chamado de NEOCOLONIALISMO , é quando uma nação rica e poderosa passa a dominar (economicamente, politicamente, etc) uma nação pobre.
Os países imperialistas tem como objetivo principal de competir por novos mercados consumidores e tambem explorar regiões onde há matérias primas.
É como se fosse uma feroz concorrencia por mercados consumidores entre países.

Apos a 2ª revolução industrial, os países imperialistas passaram a competir por novos mercados consumidores e regiões e materias primas. Instalou-se assim, um clima de disputa que se tornava cada vez mais tenso no final do séc. XIX, estavam no mundo poucas areas livres da influencia das potencias imperialista. A produção industrial por sua vez nao parava de aumentar.
Os países europeus nao foram os únicos a exercerem o imperialismo, o Estados Unidos e Japão, a medida que aumentavam sua produçao industrial tambem procuravam atuar como potencias regionais. 
O Japão invadiu a China em 1894 e tomou territórios, tinha a Coreia como area de influencia e em 1905, derrotou a Rússia na disputa pela Manchúria.
Os Est. Unidos tomaram areas na Ámerica Central e nas Filipinas , atuavam para ter toda a Ámerica como area de influencia.


1 4 1