Respostas

2013-06-20T14:59:37-03:00

Tálamo → Centro de recepção, decodificação e transmissão de impulsos captados de órgãos sensoriais para específicas regiões do cérebro. 

 Hipotálamo → Região responsável pela regulação metabólica de um organismo, atuando, por exemplo, na concentração hídrica, no controle térmico, na produção de suor, na pressão arterial, no estado emocional, na sensação de fome e sede, no comportamento sexual e reações orgânicas, como o ciclo menstrual. 

 Bulbo → Representa o centro vital de um organismo, pois rege o funcionamento de variados sistemas e órgãos determinantes para a sobrevivência, sedo regulador do sistema respiratório, aparelho cardíaco, aparelho digestório, e colabora com as fisiologias relacionadas à deglutição, salivação, espirro e tosse. 

 Ponte → Região do cérebro que efetua a inversão dos estímulos nervosos emitidos da coluna espinhal, proporcionando, por exemplo, que o lado direito do cérebro coordene o lado esquerdo do corpo e vice-versa, além de auxiliar em algumas atividades realizadas pelo bulbo, interferindo no mecanismo respiratório. 

Cerebelo → Controla os movimentos do corpo (ato de caminhar e correr), bem como proporciona o equilíbrio do organismo. 

Mesencéfalo → Centro dos sentidos de um organismo, regendo a coordenação da visão, audição, olfato, de acordo com referenciais de estímulo, ou seja, percepção de características de um objeto (dimensões e cores), a identificação de um som e odores.

2 5 2