Respostas

A melhor resposta!
2013-06-20T15:56:53-03:00

Q = m.c.DT 
Q = quantida de calor...
m = massa...
c = calor específico do material utilizado...
DT = Delta T variação de temperatuda, temperatura final menos a inicial...

Aplicando a fórmula:
Q = ? (Obs: O Q é o calor necessário para aquecer a peça de ferro e é o que a questão pede)
m = 50g (Obs: Se usar a massa em gramas use o calor específico do material nesse caso o ferro, em cal/gºC... Se usar em kg use o calor específico em J = joules)
Tf = 80ºC (Obs: Temperatura final...)
Ti = 10]C (Obs: Temperatura inicial...)
DT = 70ºC (Obs: DT é Tf-Ti...)
c = 0,11 cal/gºC (Obs: Calor específico do ferro...)

Substituindo os valores na fórmula temos:
Q = m.c.DT
Q = 50.0,11.70
Q = 385 cal/gºC

4 5 4
  • Usuário do Brainly
2013-06-20T21:17:45-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

\begin{cases} m = 50 \; g \\ t_o = 10^oC \\ Q = \\ t = 80^oC \\ c = 0,11 \; cal/g^oC \end{cases} \\\\ \boxed{Q = m \cdot c \cdot \Delta t} \\ Q = 50 \cdot \frac{11}{100} \cdot \left ( 80 - 10 \right ) \\ Q = 50 \cdot \frac{11}{100} \cdot 70 \\ Q = 5 \cdot 11 \cdot 7 \\ \boxed{\boxed{Q = 385 \; \text{cal}}}

4 4 4