Respostas

2013-06-20T18:51:43-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

 

O plano cartesiano é um sistema de constituido por dois retas (eixos) perpendiculares num plano. Em se tratando de cordenadas no espaço, são e retas (eixos) perpendiculares entre si. 

 

O ponto de interseção é a origem das Cordenadas Cartesianas ( o nome é uma homenagem ao matemático francês Renee Decartes que foi quem idealizou este sistema)

 

O eixo vertical é chamado de eixo de ordenadas e o horizontal de eixo de abscissas.

 

Para localizar um ponto num sistema cartesiano e necessário conhecer suas cordenadas; que dizer, conhecer sua ordenada e sua abscissa. O ponto é geralmente indicado assim:

 

P (x, y) sendo x abscissa e y ordenada.

 

O ponto é a interseção da reta trazada por pelo ponto de abscissa x paralela ao eixo de ordenadas e a reta trazada pelo ponto de ordenada y paralela ao eixo de abscissas.

 

A união de varios pontos determinam um gráfico que pode ser uma reta ou uma curva, dependendo da relação entre ordenadas e abscissas.