Um industrial dispõe de certa quantia para gratificar seus operários. Verifica que se der R$ 3.000,00 a cada um, sobram-lhe R$ 1.000,00. Se somar R$ 2.000,00 ao que tem, poderá dar R$ 3.200,00 a cada operário. Qual o número de operários?

2

Respostas

2014-05-15T17:42:03-03:00
Tem 15 operários.
3000,00 x 15 = 45.000,00
1.000,00 que sobrou + 2.000,00 + 45.000,00 = 48.000,00 / 15 = 3.200,00 por operario
A melhor resposta!
2014-05-15T17:52:40-03:00
Trata-se de um sistema de equações com 2 incógnitas:
Considere T - total de dinheiro o industrial
               nf - número de funcionários

I ) T - 3000.nf  = 1000 --> T = 1000 + 3000.nf (*)

II) T + 2000 = 3200 nf (**)

Substituindo (*) em (**)
1000 + 3000.nf  + 2000 = 3200.nf
3000 = 200 nf
nf = 15 funcionário
1 5 1