O texto, a seguir, relata a premiação que
os alunos da Escola Politécnica da USP receberam pela realização de um
projeto.
Alunos e professores da Poli são
premiados nos EUA
Alunos e professores da Escola Politécnica
da USP, que participaram do programa Partners for the Advancement of
Collaborative Engineering Education (PACE), da General Motors, foram premiados
durante o Fórum Anual do PACE, que ocorreu entre os dias 28 de julho a 2 de
agosto em Detroit, nos Estados Unidos. O evento apresentou o resultado de dois
anos de trabalho, período em que 200 estudantes de Engenharia do Brasil, Canadá,
Estados Unidos, México, Suécia, Alemanha, Índia, Austrália, Coréia do Sul e
China, trabalharam num projeto colaborativo, a distância, para desenvolver um
veículo tipo Fórmula.
A equipe da Poli no PACE é formada por
oito alunos, que foram responsáveis pela conversão do motor à gasolina para
etanol. A finalidade do projeto e desafio para o grupo foi conseguir ganhos de
desempenho na conversão do motor modelo Ecotec 2.2L, que é utilizado nos modelos
Chevrolet Cobalt e Chevrolet HHR. Em Detroit estiveram presentes os alunos Caio
Cavalcante Dimov e Marcelo Preto, do curso de Engenharia Mecânica, e André
Araujo e Rafael Lino, do curso de Engenharia Mecatrônica, que, representando a
equipe, receberam menção honrosa.
O professor Marcelo Augusto Leal Alves, do
Departamento de Engenharia Mecânica, recebeu menção especial pela coordenação da
equipe brasileira. Já o professor Francisco Emilio Baccaro Nigro, também da
Engenharia Mecânica, recebeu menção honrosa por ser o mentor do projeto
brasileiro.
A solenidade de premiação ocorreu no
Heritage Center da General Motors, museu que reúne os modelos da montadora
produzidos nos últimos 100 anos. “Foi um momento muito especial, pois obtivemos
o reconhecimento da coordenação do projeto e da General Motors”, comemorou o
professor Alves, lembrando que, em 2006, a Poli conquistou outro prêmio por sua
participação no desenvolvimento de um veículo off-road. Adaptado de:
http://www.gremio.poli.usp.br/pipermail/cg/2008-August/000262.html>


Com base no texto e, de acordo com a
característica de cada elemento que compõe um projeto de pesquisa científica,
analise as afirmativas.


I. O tema do projeto realizado pelos mais de
200 alunos de vários países foi o desenvolvimento de um veículo tipo
Fórmula.

II. O objetivo do projeto foi conseguir ganhos
de desempenho do motor ao converter o motor à gasolina para etanol.

III. O objetivo do projeto foi substituir o
motor modelo Ecotec 2.2L pelo motor Chevrolet Cobalt.
IV. Os principais premiados foram os
professores que coordenaram o projeto.
V. O projeto foi

reconhecido pela coordenação
do projeto e pela General Motors.








I,
II e IV estão corretas.





II,
IV e V estão corretas.





I,
III, IV e V estão corretas.





I,
II, e V estão corretas.





II,
III e V estão corretas.

1

Respostas

2014-05-15T22:30:28-03:00
I, II E V ESTÃO CORRETAS.
14 4 14