Respostas

  • Usuário do Brainly
2014-05-15T22:09:51-03:00
Um dos conceitos mais complexos da língua portuguesa é o conceito de sintaxe. Para melhor entendimento faz-se necessária uma rude comparação: é como se uma pessoa tivesse um Rg, um CPF e outras identificações pessoais que provassem que ele é determinada pessoa, mas a sua profissão, ou seja, as funções desempenhadas por ele fossem outras. Assim se faz a diferença entre morfologia e sintaxe. A morfologia estuda a identidade da palavra e a sintaxe define as funções exercidas por esta palavra no contexto oracional.Uma das classes que tem maiores e mais diversificadas funções sintáticas é o pronome. A função gramatical, ou seja, morfológica do pronome é a substituição ou representação dos substantivos. Mas, em termos sintáticos, o pronome pode exercer várias funções como sujeito e complemento nominal.

No caso do pronome relativo, a sua posição privilegiada nas frases deram a esta classe o poder de exercer funções diversificadas como:
a) Sujeito – quando o pronome substitui substantivos que fariam ou receberiam a ação praticada pelo verbo.
Ex: Conheço um homem que faz carros de brinquedo.
Conheço um homem. ( primeira oração )
Este homem ( que ) faz carros de brinquedo.

b) Objetos - quando o pronome exerce a função de complemento verbal, substituindo o substantivo que o faria.
Ex: O caderno de que falei está aqui.
O caderno está aqui. ( primeira oração )
Falei deste caderno ( que ).

Por este motivo percebe-se o quanto a língua é dependente de pronomes e expressões pronominais. Para todo tipo de redação e de texto coeso é necessário que o redator tenha domínio dos pronomes relativos e de suas atribuições sintáticas. No próximo encontro vamos conhecer as outras funções do pronome relativo.