Respostas

2014-05-15T22:17:06-03:00
Alimentos são as substâncias sólidas e líquidas, que são degradadas e utilizadas pelo organismo. 
Nutrientes são substâncias que fazem parte dos alimentos e que são absorvidas, desempenhando uma ou mais funções no organismo. 
Agora já sabemos, os alimentos são digeridos para que os nutrientes sejam absorvidos. 
Classes principais de nutrientes: 

Classe/ Funções / Fontes 

Carboidratos - Fornecer energia, preservar proteína dos tecidos, “detonador” da queima de gorduras, combustível para sistema nervoso. Cereais, leguminosas, frutas, verduras e legumes. 

Proteínas - Formação de novos tecidos (muscular, e outros), construção de hormônios, e componentes celulares (ósseo, sangüíneos, imunológicos, entre outros). Carnes, ovos, leite e derivados, e leguminosas. 

Gorduras - Fornecer energia, proteção de órgãos vitais, isolamento térmico, formação de hormônios, transporte e armazenamento de vitaminas. Óleos, sementes e castanhas. 

Vitaminas - Bom funcionamento de reações vitais ao organismo, antioxidante e formação de hormônios. Carnes, leite e derivados, cereais, leguminosas, frutas e verduras. 

Minerais - Estrutura de ossos, e dentes, manutenção do ritmo cardíaco normal, e contração muscular, regulação de reações celulares vitais. Carnes, leite e derivados, cereais, leguminosas, frutas e verduras. 

Água - Elemento essencial a vida, funcionamento dos órgãos dos sentidos, constituinte do sangue, regulação da temperatura corporal. Líquidos, frutas, verduras e legumes. 

Valor Calórico dos Nutrientes: 

Carboidratos = 4 Kcal/g 
Proteínas = 4 Kcal/g 
Gorduras = 9 Kcal/g 
Vitaminas, Minerais e Água = 0 Kcal/g 
Álcool (não é um nutriente, mas fornece 7kcal/ml) 

Para uma alimentação equilibrada utilize alimentos-fonte de todos os nutrientes, assim sua dieta estará fornecendo as substâncias necessárias à manutenção de sua saúde e obtenção dos seus objetivos.
2 5 2