1)escreva os números que aparecem nas frases usando potencia de base 10.
a) o brasil tem, aproximadamente,191 milhões de habitantes.
b) a espessura de uma folha é de, aproximadamente, 0,002 mm.
c)um micrometro é igual a 0,000001 metro.
2) um raio de átomo mede, aproximadamente, 0,00000000005 mm. represente a medida aproximada de um diâmetro desse átomo usando uma potencia de base 10.
3) calcule estes produtos e de o resultado usando potência de base 10.
a)45000.000. 4000000
b)0,000016 . 0,00005

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-05-16T00:14:34-03:00
1)
a) 191.000.000 =>   1.91*10^{8}

b) 0,002  =>  2*10^{-3}

c) 0,000001 =>  1*10^{-6}

2)
a) 0,00000000005 =>  5*10^{-11}

b)45.000,000 * 4.000.000 => 180.000.000.000.000 =>  1,8*10^{14}

c) 0.000016 * 0.00005 => 0.000.000.0008  => 8*10^{-10}
2 5 2
De nada.
Colega Halviotedesco, como posso passar esse recurso do Word que você utilizou aqui nessa resposta? Já tentei copiar o word7.0 lá do meu arquivo pra cá, mas sem sucesso. Agradeceria muito pelo favor.
não há como copiar, tem um editor de equações do próprio site, no começo apanhei um pouco, mas com paciência você também aprende a utilizar, só aparece quando você clica em responder.
Caramba! Sério? Mas valeu! Vou ficar atento.
Ok.
2014-05-16T08:28:15-03:00
Minha cara Stefnnysousa, sempre tive problema com notação científica. Meu problema era tão grande que cheguei ao ponto de estudar e analisar minuciosamente o assunto. Lembro-me que varei madrugada a dentro a procura de um entendimento, que finalmente construí  um modelo matemático para resolver tal questão (pode?!). Mas vamos ao que interessa:                                                                                                                   1a) 191 milhões = 191 000 000 = 191 X 10⁶ (desloca-se a vírgula da direitEm notação científica: 1,91 X 10⁸                             
1 5 1
Apertei sem querer na tecla "enter". Depois eu resolvo.