Respostas

2014-05-16T14:55:40-03:00
É muito simples a pre historia foi especificadamente dividida em três períodos muito importantes.
*Paleolítico: refere-se ao período da pre-historia que aconteceu cerca de 2,5 milhões a.C., quando os antepassados do homem começaram a produzir os primeiros artefatos em pedra lascada, destacando-se de todos os outros animais, até cerca de 10000 a.c. quando houve a chamada revolução neolítica, em que a agricultura passou a ser cultivada, tornando o homem não mais dependente apenas da coleta e caça.Neste período os humanos eram essencialmente nômades caçadores-coletores, tendo que se deslocar constantemente em busca de alimentos. Desenvolveram os primeiros instrumentos de caça feitos em madeira, osso ou pedra lascada.
e neolítico -Na pre-historia europeia, portanto, não se aplicando à pré-história americana (incluindo o Brasil), Neolítico (pedra nova) ou Período da Pedra Polida é o nome do período que vai aproximadamente do decimo milênio a.c. com o início da sedentarização e surgimento da agricultura, ao terceiro milênio a.c.(3000a.c..), dando lugar a idade dos metais.
1 2 1
2014-05-16T15:59:40-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Prezada,

A pré-história se caracteriza enquanto o período anterior à escrita, sendo dividida em paleolítico e neolítico, e idade dos metais (nessa ordem: cobre, bronze, e ferro).

No início, todas as pessoas estavam ocupadas na caça e em outras atividades vitais para a sobrevivência. A vida era bem imprevisível e havia muitos perigos, principalmente ligados à fome e à defesa contra predadores. Nesse sentido, atividades como a escrita e a metalurgia não seria possíveis, haja vista não haver condições de se liberar pessoas da caça e da coleta para que desenvolvessem conhecimentos tão complexos. Isso só se tornou possível com a descoberta da agricultura e da pecuária de espécies extremamente produtivas e fáceis de armazenar.

Além disso, a metalurgia não foi uma descoberta de uma única pessoa ou povo, mas exigiu tempo e a dedicação de milhares de trabalhadores ao longo de milhares de anos, possibilitando o desenvolvimento de objetos de metal.

Durante a idade dos metais, o primeiro metal a ser derretido e utilizado foi o cobre, haja vista que ele apresenta um ponto de fusão menor que outros. Isso resultou na idade do cobre, um período no qual as ferramentas e utencílios eram feitos com esse metal. Posteriormente, o ser humano passou a utilizar o bronze, que possibilitava objetos mais resistentes, resultando no que se classificou como idade do bronze. Após esse período, alguns povos desenvolveram a técnica de fundir o ferro, metal que, em relação ao cobre, é umas 700 vezes mais comum na Terra,   e utilizá-lo para a produção de instrumentos e armas, período que ficou conhecido como "idade do ferro".

Com a produção de armas mais resistentes e eficientes, os povos que as desenvolviam apresentavam vantagens nas guerras contras os demais, sendo, portanto, uma tecnologia que alterou as relações entre os grupos. Foi válida também nos comércios com outros povos, através de trocas por objetos de metal.

Para melhor compreender todo esse processo, sugiro que veja os vídeos " A História do Mundo em Duas Horas  ", "  TED - Suzana Herculano-Houzel - Uma Ideia Surpreendente Sobre o Cérebro Humano ",  e " Armas germes e Aço - Saindo do Jardim do Éden  ", encontrados facilmente no you..tube.

Bons estudos!
1 5 1