A chuva ácida, uma das formas de poluição ao meio ambiente, é capaz de destruir ecossistemas terrestres e aquáticos. Tal fenômeno ocorre, principalmente, quando vapores de água se combinam com os gases SO2 e NO2, liberados por indústrias que utilizam a queima de carvão como fonte de energia.

Alternativas 1 - A chuva ácida sempre cai onde foi gerada e não pode desabar a grandes distâncias das fontes poluidoras; 2 - É um fenômeno que provocar uma alteração na disposição das camadas na atmosfera; 3 - É um fenômeno que geralmente no inverno, pode ocorrer um rápido resfriamento do solo ou um rápido aquecimento das camadas atmosféricas superiores; 4 - O baixo valor de pH é decorrente da formação de ácidos, tais como, H2SO4, e HNO3. 5 - A precipitação ácida ocorre quando aumenta a concentração de oxidantes fotoquímicos, óxidos e monóxido de carbono (CO), que produzem ácidos quando em contato com água da chuva. Qual é a respostas?!? Me ajudem preciso resolver uma prova!!

1

Respostas

2013-06-22T11:31:29-03:00

Tenho algumas considerações a fazer.

Primeiramente, toda chuva é ácida, pois há um tanto considerável de CO2 na atmosfera que se mistura com a água da chuva e forma ácido carbônico H2CO3, que é levemente ácido, portanto tem um pH quase neutro.

 

Quando a atmosfera é muito poluída e há óxidos nitrosos e SO2 e SO3, a água da chuva mistura-se e forma H2SO4 e HNO3, que são ácidos fortes e deixam a água com um valor muito baixo de pH.

 

A chuva não tem lugares definidos para cair. Tanto pode ser acima do lugar do qual a água evaporou, como em lugares muito distantes daquele ponto, tudo depende dos ventos.

 

Sendo assim a alternativa mais coerente parece a "O baixo valor de pH é decorrente da formação de ácidos, tais como, H2SO4, e HNO3."