De acordo com Dornelas (2005 p.27-28) com base nestas premissas, é possível definir as seguintes fases em um processo empreendedor.

Analise as afirmações abaixo:


I. É a parte mais difícil, pois existe uma lenda “..segundo a qual a oportunidade é como um velho sábio barbudo, baixinho e careca, que passa ao seu lado. Normalmente você não o nota... Quando percebe que ele pode ajudar você, tenta desesperadamente correr atrás do velho e, com as mãos, tenta tocá-lo na cabeça para abordá-lo. Mas quando finalmente você toca na cabeça do velho, ela está toda cheia de óleo e seus dedos escorregam, sem conseguir segurar o velho, que vai embora...”

II. Talvez seja a que mais dê trabalho para os empreendedores de primeira viagem, visto que envolve vários conceitos que devem ser entendidos e expressos de forma escrita, em poucas páginas, dando forma a um documento que sintetiza toda a essência da empresa, sua estratégia de negócio, seu mercado e competidores, como vai gerar receitas e crescer etc..
III. Atualmente, com a globalização das economias e os mercados mundiais, e com a estabilização econômica do país, o Brasil passou a ser visto como um celeiro de oportunidades a serem exploradas pelos capitalistas, ainda mais com a elevação do país ao status de grau de investimento pelas agências internacionais que avaliam os riscos de investir nos países. Isso vem ocorrendo nos setores onde as empresas podem crescer rapidamente, como o de empresas de tecnologia, e já está mudando todo um paradigma de investimentos no Brasil, o que é saudável para o país e para os novos empreendedores que estão surgindo.

IV. Cada fase do processo empreendedor tem seus desafios e aprendizados e às vezes, o empreendedor identifica uma excelente oportunidade, elabora um bom plano de negócios e “vende” a sua idéia para investidores que acreditam nela e concordam em financiar o novo empreendimento. Aí é que entra o estilo de gestão do empreendedor na prática, que deve reconhecer suas limitações e saber, antes de qualquer coisa, recrutar uma excelente equipe de profissionais para ajudá-lo a gerenciar a empresa, implementando ações que visem a minimizar os problemas, e identificando o que é prioridade e o que é crítico para o sucesso do empreendimento.



Assinale a alternativa que corresponda respectivamente a seguinte sequencia:

Gerenciar a empresa criada - Identificar e avaliar a oportunidade - Determinar e captar os recursos necessários - Desenvolver o plano de negócios.

1

Respostas

2014-05-16T12:40:51-03:00
Opção 4.                                                                                          Empreendedor tem como função promover o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam à transformar e concretizar idéias e oportunidades. 
5 2 5