Segundo a concepção de Organização e Gestão Técnico-científica as instituições escolares buscam seguir os métodos de administração empresarial. Ela baseia-se na hierarquia de cargos e funções visando à racionalização do trabalho e à eficiência dos serviços escolares. De acordo com Libâneo (2001, p.97), as principais características desse modelo são:
I.A versão mais conservadora dessa concepção é denominada administração clássica ou burocrática e a versão mais recente é conhecida como modelo de gestão da qualidade total.
II.A direção é centralizada em uma pessoa (diretor), professores, alunos, funcionários não têm oportunidade de participação.
III.As escolas que operam com esse modelo dão muito peso à estrutura organizacional: organograma de cargos e funções, planos de ações feitos de cima para baixo.
IV.Este ainda é o modelo mais comum encontrado na realidade educacional brasileira, embora já existam experiências bem sucedidas de adoção de modelos alternativos numa perspectiva progressista.
Verdadeiro
Falso

1

Respostas

2015-04-26T22:11:42-03:00
a. Apenas a assertiva II é falsa  
1 3 1