01(Enem) No Estado de São Paulo, a mecanização da colheita da cana-de-açúcar tem sido induzida também pela legislação ambiental, que proíbe a realização de queimadas em áreas próximas aos centros urbanos. Na região de Ribeirão Preto, principal polo sucroalcooleiro do país, a mecanização da colheita já é realizada em 516 mil dos 1,3 milhão de hectares cultivados com cana-de-açúcar. BALSADI, O. et al. Transformações Tecnológicas e a força de trabalho na agricultura brasileira no período de 1990-2000. Revista de economia agrícola. V. 49 (1), 2002. O texto aborda duas questões, uma ambiental e outra socioeconômica, que integram o processo de modernização da produção canavieira. Em torno da associação entre elas, uma mudança decorrente desse processo é a

A) perda de nutrientes do solo devido à utilizacão constante de máquinas.

B) eficiência e racionalidade no plantio com maior produtividade na colheita.

C) ampliação da oferta de empregos nesse tipo de ambiente produtivo.

D) menor compactação do solo pelo uso de maquinário agrícola de porte.

E) poluição do ar pelo consumo de combustíveis fósseis pelas máquinas.

2

Respostas

A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2013-06-21T16:35:33-03:00

Alternativa B
eficiência e racionalidade no plantio com maior produtividade na colheita.

2 5 2
2013-06-21T16:48:49-03:00

D) menor compactação do solo pelo uso de maquinário agrícola de porte.

 Espero que esteja certo Se estiver errado me desculpe
2 4 2