O motorista de um município foi levar parte da
população à praia, tendo sido responsável (por culpa) por uma manobra
irregular, que resultou no atropelamento de dois transeuntes, os quais tiveram
diversas fraturas. Pergunta-se: O Estado Município deverá indenizar os
transeuntes e arcar com suas despesas hospitalares? Poderá o município entrar
com ação contra o motorista?

2

Respostas

2014-05-17T01:11:11-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Quem estava dirigindo é quem paga e é responsável pela viatura no momento do crime.
A prefeitura poderá abrir um processo administrativo para apurar a infração.

A melhor resposta!
2014-05-17T18:40:18-03:00
A responsabilidade do Poder Público é objetiva, equivale dizer que o estado responde por suas ações, independentemente de haver dolo ou culpa de seus agentes, logo, respondendo as suas duas indagações temos:
A) Sim o Estado (município) DEVERÁ arcar com todas as despesas médicas;
B) Sim o município poderá entrar com uma ação de regresso contra o motorista por ação administrativa para apurar a culpa do funcionário (culpa em sentido stricto sensu). 
É isso!
1 5 1