"Nossa tarefa mais urgente é desfazer essa confusão. Uma receita de bolo não é um bolo, o molde de um vestido não é um vestido, um mapa-múndi não é o mundo... Também a gramática não é a língua." (Preconceito Linguístico, Marcos Bagno)
Segundo o referido autor, o preconceito está ligado à confusão entre a língua e a gramática normativa. Diante do contexto, aponte qual assertiva está INCORRETA no que diz respeito à postura do professor:
Escolha uma:
]a. O professor deve ensinar que a fala, assim como a escrita, é meio de comunicação, interação e ambas não possuem regras.
b. O ensino da gramática precisa ser contextualizado com a realidade do aluno, para que este interaja e tenha uma boa compreensão.
c. Ao ensinar a gramática dentro de suas variações, o professor deve mostrar que ela, sobretudo, terá que ser coerente dentro de suas construções frasais.
d. É importante que o professor valorize, primeiramente, a gramática que o aluno já possui, ou seja, a gramática internalizada, para que o aluno possa associá-la, com a normativa, pois ambas fazem parte de nossas vidas.

1

Respostas

2014-05-17T00:05:56-03:00
Letra (d). Isso é uma discussão que vem de longas datas, principalmente em se tratando de língua falada.
3 3 3