Como descobrir qual camada do átomo é a camada de valência, e porque?

2
Camada de valência é a ultima camada do atomo, ja q vc pediu detalhado eu vo tentar te explicar como chega nela.
Pra vc descobrir a camada de valencia de uma elemento vc precisa saber como fazer a distribuição eletronica. K (1) | L (2) | M (3) | N (4) | O (5) | P (6) | Q (7)
1s2 | 2s2 2p6 | 3s2 3p4 | a ultima camada eh a camada M (3), essa eh a camada de valencia.
Complemento, a camada de valencia do atomo O possui 6 eletrons.
Atualmente a ultima camada pode compor 2 ou 8 elétrons,isso ocorrem nas subdivididos dos elétrons no diagrama de pauling.
Obrigado pessoal

Respostas

2014-05-16T21:26:40-03:00
A camada de valência é última camada, por tanto, a camada mais energética... por exemplo se você fizer a distribuição do elemento Ca (cálcio) que se apresenta na família 2a e no 4º período você vai ter assim: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2, a camada mais energética dessa distribuição é a 4, então na sua camada de valência há 2 eletrons!
1 5 1
energética *
a camada mais energética é a ultima a ser configurada
se você fizer a distribuição e por exemplo der: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6, na camada de valência terá 8 eletrons, porque você tem que contar das 2 camadas 3 (3s2 e 3p6)
nem sempre será o último número, mas sempre será o maior!
mas o q conta é a distribuição energética não a geométrica
A melhor resposta!
2014-05-16T21:31:39-03:00
A camada de valência é a ultima camada de distribuição eletrônica. Exemplo: elemento fósforo (P)(15): 1s2 2s2 2p6 3s2 3p3
2 5 2