Em uma prova internacional de ciclismo, dois dos ciclistas, um francês e, separado por uma distância de 15 m à sua frente, um inglês, se movimentam com velocidades iguais e constantes de módulo 22 m/s. Considere agora que o representantebrasileiro na prova, ao ultrapassar o ciclista francês, possui uma velocidade constante de módulo 24 m/s e inicia uma aceleração constante de módulo 0,4 m/s2, com o objetivo de ultrapassar o ciclista inglês e ganhar a prova. No instante em que ele ultrapassa o ciclista francês, faltam ainda 200 m para a linha de chegada. Com base nesses dados e admitindo que o ciclista inglês, ao ser ultrapassado pelo brasileiro, mantenha constantes as características do seu movimento, assinale a alternativa correta para o tempo gasto pelo ciclista brasileiro para ultrapassar o ciclista inglês e ganhar a corrida.

Já sei como resolver a questão: igualando as equações de posição do ciclista brasileiro com a equação do ciclista ingles, mas não consigo interpretar porque o tempo obtido será igual ao tempo até à linha de chegada? Pelo que penso o tempo obtido seria apenas o qual levaria até o brasileiro alcançar o ingles.

1

Respostas

2014-05-17T14:14:43-03:00
Boa tarde, primeiro igualei a função de posição entre o brasileiro e o inglês, lembrando que o brasileiro tem aceleração( MUV) e o inglês velocidade constante (MU). achando o tempo de ultrapassagem 5s. Depois calculei o tempo que ele demoraria pra percorrer os 200 m, logo o tempo que ele demora pra chegar até o final após ultrapassar o inglês é a diferença entre os dois tempos, observe a imagem; espero ter ajudado.
compreendi sua resolução mas a resposta não coincide com o gabarito: 5s
não há como o tempo de ultrapassagem ser igual o tempo de chegada. se for assim, o tempo total seria 10s. se vc substituir 10 segundos na equação do deslocamento do brasileiro, perceberam que em 10 segundos ele anda mais que 200 metros.