Ao adicionar fermento biólogico em massas de pão, elas aumentam de volume e o pão fica macio depois de pronto. Explique por que isso acontece.

2
O fermento é uma substância viva que os padeiros colocam na massa do pão para fazê-lo crescer, é o que chamam de leveduras. O fermento é um fungo, uma família de organismos que incluem cogumelos, mofos e umas pequenas criaturas que causam pé-de-atleta. Lembre-se, levedura é uma coisa viva e os seres vivos têm que comerem e quando os organismos comem (como caso as leveduras comem açúcar) liberam excrementos como o álcool e Gás Carbônico.
O gás carbônico é o que faz a massa crescer e quando o pão é assado o álcool evapora e o fermento morri. Ficando pequenas bolhas do gás no pão, que o deixam macio.
Olha que eu sei fazer pão!! :)
Obrigada

Respostas

2014-05-17T15:35:39-03:00
O pão cresce devido a levedura, que ao ter contato com a glicose vai ter uma série de transformações, e o calor faz a massa mudar de tamanho. 
A melhor resposta!
2014-05-17T15:40:12-03:00
O fermento biológico é formado por bacterias anaeróbias as quais sobrevivem realizando o processo de fermentação. Essa forma de obter energia libera gás carbônico (CO2) o qual faz a massa do pão crescer e ficar fofinha.
1 5 1