Respostas

2014-05-18T01:59:45-03:00
O predicado nominal tem como núcleo um verbo de ligação (ser, estar, parecer, permanecer, etc.). Observe que tais verbos antecedem um adjetivo, classificado sintaticamente como "predicativo" - "Ele está abatido". 

O predicado verbal é aquele em que o verbo pede um complemento (objeto direto ou indireto), ou antecede um adjunto adverbial - "Todos cumpriram o juramento" ou "Ela marchava alegremente" 

O predicado verbo-nominal contém um verbo que não é de ligação seguido, entretanto de um adjetivo para o qual há um verbo de ligação oculto: - "Ele vinha preocupado" . Observe que "Ele vinha e (estava) preocupado". Em tal oração está presente o predicado verbal nucleado pelo verbo Vir e está presente o predicado nominal nucleado pelo verbo estar (oculto) e há o predicativo "ocupado". 
1 3 1
A melhor resposta!
2014-05-18T02:06:15-03:00
Predicado verbal é aquele  constituído por um verbo; ou seja, o verbo é a parte principal do predicado. Esse verbo pode ser classificado em: verbo transitivo direto, verbo transitivo indireto, verbo transitivo direto e indireto e verbo intransitivo.    Predicado nominal é aquele é constituído por um nome; ou seja, o nome é a parte principal do predicado. Esse nome é o predicativo do sujeito. O verbo utilizado no predicado nominal é o verbo de ligação. O verbo de ligação junta o sujeito ao predicativo. Exemplo: As meninas estavam muito alegres.  Nesse caso, o núcleo do predicado é “muito alegres”, que chamamos de predicativo do sujeito, ou seja, é o estado das meninas.

O predicado é verbo-nominal quando possui dois núcleos, sendo um verbo e outro o nome (predicativo do sujeito ou do objeto)

                                                                                                                    
2 4 2