No texto teórico desse Estudo Dirigido é destacado sobre as Tribos Urbanas, termo cunhado por Michel Maffesoli em seu livro O tempo das tribos. Nessa obra ele analisa os comportamentos dos jovens nos centros urbanos sob a égide do nomadismo, da fragmentação e de um certo tipo de consumo, porém é explicitado que esse termo teve desdobramentos pelo próprio autor e por outros pesquisadores do tema. Analise as afirmações a seguir, destacando (V) Verdadeira ou (F) Falsa.
I. As tribos urbanas são caracterizadas por adolescentes desajustados que se reúnem com o objetivo em comum de depredar o patrimônio público, é característico de sociedades desenvolvidas com elevado grau de consumismo e individualismo.
II. As tribos urbanas são microgrupos caracterizados como um tipo de comunidade emocional: são efêmeros, de inscrição local e desprovidos de organização. São caracterizados pela sua fluidez, pelos ajustamentos pontuais e pela dispersão.
III. As tribos urbanas são organizações marcadas pela clara definição de tarefas de cada membro do grupo; assim como num clã, há uma liderança forte e carismática que conduz seus seguidores a romper com o poder do Estado.
IV. As tribos urbanas são marcadas por certos estilos que os distinguem, são identificados por meio do consumo de determinados produtos da cultura de massa, como roupas, música, adereços, formas de lazer e remetem à ideia de subculturas.

Assinale a alternativa com a sequência correta:

1

Respostas

2014-05-20T00:15:02-03:00
alternativa é: F; V; F; V
1 5 1