Respostas

A melhor resposta!
2014-05-18T13:10:45-03:00
Talvez vc queria ter dito "desnaturação" de uma proteína... 

Se for esse o caso, a desnaturação proteica consiste no rompimento das ligações peptídicas e/ou perda das estruturas secundárias e terciárias, ou seja, perda da estrutura tridimensional da proteína (perde a sua forma original). 

A desnaturação faz com que a proteína perca a sua função. É por isso que não podemos passar de 42º de febre, pois daí em diante muitas enzimas (que são proteínas) irão se desnaturar e trazer muitos problemas ao indivíduo. As hemoglobinas presentes nas hemácias, quando desnaturadas, não podem acoplar o oxigênio e o gás carbônico, e assim não tem mais função. 
______________________________________... 

TIPOS: 

Há desnaturações reversíveis, e irreversíveis. 
Temos como irreversível o exemplo da albumina do ovo, que uma vez que foi cozida, o resfriamento não faz com que a proteína se renature. 
______________________________________... 

AGENTES: 

Podem ser agentes físicos ou químicos : 

- CALOR (físico) 
Cada proteína tem uma temperatura específica de desnaturação. Nossas enzimas se desnaturam por volta dos 42ºC ou mais. Algumas bactérias que vivem em geiseres tem enzimas que só desnaturam após os 300ºC. 

- PH (químico) 
O pH(potencial de hidrogenato) também pode desnaturar uma proteína, uma vez que esta tem seu pH, qualquer coisa em contraposição irá alterar sua estrutura tridimensional. 

- OUTROS AGENTES QUÍMICOS 
Agem sobre a proteína desfazendo suas ligações, principalmente em pontes de hidrogênio.
2 4 2