Respostas

A melhor resposta!
2014-05-18T14:28:33-03:00
O capitalismo corresponde a acumulação de recursos financeiros e materiais que têm  sua origem e destinação  na produção econômica. As fontes de energia são de fundamental importância, em especial na atual sociedade capitalista. Essas substâncias, após serem submetidas a um processo de transformação, proporcionam energia para o homem cozinhar seus alimentos, aquecer e iluminar o ambiente, etc. Contudo, foi com o advento das Revoluções Industriais, juntamente com a intensificação do processo de urbanização, que a utilização das fontes energéticas teve um aumento extraordinário. O atual modelo capitalista é altamente dependente de recursos energéticos para o funcionamento das máquinas industriais e agrícolas; os automóveis também necessitam de combustíveis para se deslocarem; e a urbanização aumentou a demanda de eletricidade. Diante desse cenário, o consumo de energia aumentou de forma significativa, fato que tem gerado grandes problemas socioambientais. Isso porque a maioria das fontes utilizadas é de origem fóssil (carvão, gás natural, petróleo), e sua queima libera vários gases responsáveis pela poluição atmosférica, efeito estufa, contaminação dos recursos hídricos, entre outros fatores nocivos ao meio ambiente.


5 4 5
2014-05-18T14:59:25-03:00
O capitalismo para se desenvolver lança mão de todo o tipo de fontes de energia. Há séculos energia limpa era utilizada - eólica e hidráulica - mas não em escala industrial. Isso somente ocorreu com o uso do carvão, no século XVIII, no século XIX o petróleo, a térmica e a energia elétrica, e, nos séculos XX e XXI somam-se a solar, a maremotriz, a atômica e a biomassa.
Tudo apoiado na tecnologia. Sem tecnologia nada feito. Ao passo que são feitos estudos nesse sentido, outras fontes energéticas se formarão num futuro próximo. Em tudo isso o capitalismo se inventa e re-inventa.
2 5 2