Notas: 1

Refletindo a escola enquanto uma instituição social, ou seja, enquanto um lugar de reprodução das relações sociais, alguns autores da sociologia refletiram não somente o espaço escolar, mas também os conteúdos. Pensando nisso, leia atentamente o excerto abaixo e depois assinale a alternativa que melhor relaciona o texto abaixo com esse olhar da sociologia da educação sobre os conteúdos ensinados pela instituição escolar:

“Os produtos culturais produzidos pelas mídias modernas, dizia Adorno, agem como engrenagem de um sistema maior, o da produção capitalista, calcada na produção em larga escala e na apropriação da mais-valia, feita pelo capital sobre o trabalho, e mantendo o controle de uma situação economicamente desfavorável para a maioria. Emerge daí a necessidade de um apoio simbólico ao projeto de expropriação de riquezas e controle dos comportamentos sociais.

Nesse sentido, literatura, música e filme são produzidos com dois objetivos : gerar lucro financeiro e satisfazer as necessidades de lazer da massa de trabalhadores. Para fomentar o lucro, é preciso estimular a venda em larga escala. A saída encontrada pela indústria cultural é criar necessidades imediatamente satisfeitas pelo romance ou pela balada musical” (SIQUEIRA, Alexandra Bujokas de. Educação para a mídia: da inoculação à preparação. Educ. Soc., Campinas, v. 29, n. 105, Dez. 2008, p. 1053)

a. As considerações de Adorno nos permitem refletir a escola enquanto uma instituição social feita para a reprodução das relações capitalistas, mas não nos permitem dizer que conteúdos culturais reproduzidos no ensino são contaminados por essas relações. b. As considerações de Adorno nos permitem refletir os conteúdos culturais massificados, como os reproduzidos pela mídia, como instrumentos de reprodução das relações capitalistas, mas isso não se aplica aos conteúdos escolares, visto que a escola é um ambiente democrático por definição. c. O pensamento de Adorno nos permite questionar se os conteúdos escolares não acabam, em certos momentos, sendo uma forma de apoio simbólico ao projeto de expropriação de riquezas e controle dos comportamentos sociais, sobretudo quando não questionam a origem social e cultural das instituições e das ideologias. d. Segundo Adorno, a mídia e a escola são instrumentos sociais de dominação, a diferença é que a mídia segue a lógica do mercado, enquanto a escola é uma instituição neutra regulada pelo Estado.

1

Respostas

2013-06-24T00:30:43-03:00

Resposta B gostari de saber qual a resposta correta