Respostas

2014-05-18T14:55:38-03:00
Romantismo no Brasil

O romantismo no brasil, foi marcada pela vinda da familia real para o Brasil em 1808. Com a abertura dos portos as nações amigas, facilitou o comercio do livro e o intercambio cultural. A criação e a liberdade da imprensa, possibilitaram o aparecimento de revistas e jornais, estimulando a circulação de novas ideias.
Com a instalação da biblioteca real em 1810, possibilitou o acesso do livro ao povo, abrindo várias livrarias. Tudo isso provocou a proclamação independência do Brasil em 1822. 
Coube ao romantismo, o papel de traduzir literariamente a consciência nacional e o espirito de brasilidade, iniciando um processo de interpretação da realidade do país, através da nossa história, nossos costumes, nossa natureza, nossa sociedade e o nosso indio. Em 1836 em Paris, intelectuais brasileiros, fundaram a revista Niterói, que trazia como epigrafe: "Tudo pelo Brasil e para o Brasil". A revista propunha a estudar as letras, as artes e as ciencias brasileiras. Domingos José Gonçalves de Magalhães, um dos integrantes do grupo, publicou o poema Suspiros Poéticos e Saudades, obra que introduziu o Romantismo no Brasil. 
O Romantismo é o ínicio da Era Nacional da literatura brasileira. pela primeira vez há autor, obra e público brasileiro e também pela primeira vez no Brasil, os três generos literários, como poesia, prosa e teatro, foram cultivados simultaneamente.
O romantismo no Brasil, se iniciou com Gonçalves de Magalhães, mas quem o introduziu foi Gonçalves Dias, que foi exilado e criou a música "Canção do Exílio"

Principais obras: Os timbiras, Meditação, Canção do Exílio, I-Juca-Pirama, Seus Olhos , Lira dos Vinte Anos, Noite na Taverna, Espumas Flutuantes, Os escravos, A Cachoeira de Paulo Afonso, Hinos do equador, Tragédia no Mar, O Navio Negreiro, A Moreninha, O Moço Loiro, O Rio do Quarto, A luneta mágica, Cinco Minutos, A Viuvinha, O Guarani, Lucíola, Iracema, As Minas de Prata, Senhora, Encarnação, Memórias de um sargento de milícias, Dois Amores (peça de teatro), O seminarista, A escrava Isaura, Trindade maldita, Os índios do Jaguaribe; A casa de palha; Três lágrimas, Ressureição, A mão e a luva, Helena, Iaiá Garcia.

Espero ter ajudado (:
2014-05-18T15:07:47-03:00
O romantismo no brasil foi marcado pela familia real