Considere o gênero cartum e o trecho abaixo

Transcrição do cartum:

O homem segura uma placa onde se lê: Ençino de cualidade!

Considere o trecho de notícia abaixo:

Universitários “falham no português” em protesto contra Polícia Militar na USP.

Os alunos que ocuparam o prédio da administração da FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas) falharam no português e erraram em um cartaz colocado em protesto contra a Polícia Militar na USP (Universidade de São Paulo). No cartaz, os estudantes escreveram “trabaliadores” e “braço armados”. or volta das 18h, os alunos e funcionários da USP estavam em assembleia para definir os rumos da ocupação do prédio, na Cidade Universitária, zona oeste de São Paulo. Entre as principais reivindicações dos estudantes está a retirada da Polícia Militar do campus. De acordo com os alunos, eles devem continuar com a ocupação até a revogação do convênio que permite que a Polícia Militar atue dentro do campus da USP por ao menos cinco anos. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse que a Polícia Militar realiza um trabalho “eficiente” dentro do campus da USP.

Com base na imagem e no texto acima dispostos, assinale V para as afirmações Verdadeiras e F para as proposições Falsas.

I. ( ) Não se identifica qualquer modo de intertextualidade entre o cartum e a notícia visto que o cartum trata de qualidade na educação e a notícia é sobre a presença da PM na USP. II. ( ) A intertextualidade é estabelecida pela falta de domínio da norma padrão da língua portuguesa por parte de discentes da graduação. III. ( ) Os estudantes do cartum são de graduação pelo fato de serem adultos.

I IV. ( ) Tanto o cartum quanto a notícia tratam de problemáticas ultrapassadas e cada vez menos presentes na educação superior brasileira.

Assinale a alternativa com a sequência CORRETA.

1

Respostas

2013-06-23T15:13:20-03:00

F V F F

 

Justificativas (apesar de ser algo muito subjetivo):

I- Falso. A notícia não fala apenas da presença da PM na USP, fala também dos erros gramaticais cometidos pelos universitários, que deveriam, pela lógica, escrever corretamente.

II- Verdadeiro, a imagem praticamente ilustra a notícia. Tanto a imagem como o texto fazem uma crítica quanto à escrita incorreta.

III- Falso. Não se pode afirmar que os estudantes do cartum são de graduação apenas com as informações isoladas do cartum.

IV- Falso. Não são problemas ultrapassados, é um problema real e atual que reflete o nível da eduação no país.

1 5 1