Elisa empilha seis dados em uma mesa e depois anota os números de todas as faces que ela consegue ver quando dá uma volta ao redor da mesa. As faces de cada dado são numeradas de 1 a 6 e a soma dos números de duas faces opostas é sempre 7. Qual é a maior soma que Elisa pode obter ?
89
95
97
100
108 ?

2

Respostas

  • Vow
  • Ambicioso
2014-05-18T19:37:53-03:00

Faces laterais: 14

Dados Intermediários
6+7, 7 e 6+7+5

Total: 20+31+38=89
2 5 2
só explica o que é dado intermediário
A melhor resposta!
2014-05-18T23:47:29-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Olá, Evelin.
 
Seis dados empilhados.
 
Em uma volta em torno da pilha de dados, dois pares de faces opostas entre si são visíveis, pois as faces voltadas para a cima e para baixo não são visíveis.
 
Como a soma das faces opostas é 7, dois pares de faces opostas são visíveis e temos 6 dados empilhados, então, a soma que Elisa enxerga nas faces laterais é:
 
=\underbrace{7}_{\text{soma das faces opostas}} \times \underbrace{2}_{\text{pares de faces opostas vis\'iveis}} \times \underbrace{6}_\text{{dados empilhados}}=\\\\\\ =14\times 6=\\\\ =\boxed{84}

Já a face de cima da pilha pode ser um número entre 1 e 6.
Então a maior soma possível que Elisa pode ver é um número entre 85 e 90.
Assim, a única resposta possível entre as disponíveis é 
\boxed{89}.
1 5 1