Respostas

2014-05-19T11:28:35-03:00
NÚCLEO: É uma estrutura presente em todas as células eucarióticas, em seu interior estão os cromossomos. É indispensável para a divisão celular e controle das atividades metabólicas das células eucarióticas como a síntese de proteínas. A maioria dessas células, tem apenas um núcleo, mas há exceções como as fibras musculares esqueléticas, chamadas de multinucleadas. Há ainda células que perdem o núcleo durante a sua especialização e tornam-se anucleadas, como por exemplo as hemácias de nosso sangue. 

Subdivisões do núcleo:
Carioteca= Apresenta uma dupla camada interrompida por poros reguláveis que permitem o intercâmbio de substâncias entre o núcleo e o citoplasma. Nos poros, existe água preenchendo os canais por onde passam algumas substâncias solúveis, enquanto moléculas de outras substâncias atravessam a passagem de cada poro por meio de mecanismos complexos, inclusive transporte ativo, portanto, com gasto de energia.
Nucleoplasma (ou cariolinfa)= É uma massa semilíquida de aspecto homogêneo, que preenche o núcleo.
Nucléolo= São corpúsculos, não delimitados por membrana, constituídos basicamente por RNA ribossômico e proteínas. A síntese e o armazenamento de RNA ribossômico e a formação das subunidades dos ribossomos ocorrem nos nucléolos. 
Cromatina=  O DNA associado a proteínas denominadas histomas a constitui. Conforme o ciclo de vida da célula que é dividido em intérfase e divisão celular, a cromatina assume aspectos diferentes. Na intérfase, ela aparece como um emaranhado de filamentos finos e descondensados; já na divisão celular, aparece como filamentos bem condensados e individualizados que constituem os cromossomos. 

Espero ter ajudado.