Relacione a charge e o cartum abaixo:

Transcrição da charge:

No canto superior esquerdo está a frase: Depois de 25 anos...

Em um quadro emoldurado se lê: Diploma Doutor.

No quadro seguinte se lê a seguinte fala: Tiririca assume como membro da comissão de educação e cultura...

Transcrição do cartum:

Alunos estão dentro de uma sala de aula com professora. Aluno fala para professora: Professora, por que o secretário de educação não é um pedagogo e sim um político nomeado para manter acordos partidários que visam só o futuro político dos governantes?

Professora com ar mal humorado responde: Já pra diretoria, Zezinho!

Considerando a charge e o cartum apresentados, assinale a alternativa correta.

( )Ambos os cartuns são manifestações de crítica ao favorecimento de educadores para a assunção de cargos políticos no Brasil.

( )Tanto o cartum quanto a charge satirizam a falta de prestígio e de idoneidade dos educadores brasileiros, atualmente impedidos de atuar politicamente no Brasil.

( )Ambas as charges fazem uma crítica à falta de liberdade dos cidadãos brasileiros

para apontar as incoerências observadas no cenário político nacional.

( )Tanto a charge quanto o cartum referenciam políticos eleitos sem antes terem passado por uma formação no ensino superior que os capacite.

( )Tanto a charge quanto o cartum fazem uma crítica à nomeação para cargos públicos por meio da indicação partidária em detrimento da capacidade técnica exigida para o cargo.

cartum em anexo.

1

Respostas

2013-06-23T18:08:36-03:00

Tanto a charge quanto o cartum fazem uma crítica à nomeação para cargos públicos por meio da indicação partidária em detrimento da capacidade técnica exigida para o cargo. é a resposta certa

 

5 3 5
A charge faz uma crítica à nomeação para cargos públicos por meio da indicação partidária em detrimento da capacidade técnica exigida para o cargo, o correto seria um pedagogo para Ministro da educação, um Médico para Minstro de saúde e assim sucetivamente. Acredito que deveria existir um concurso ( já que o tema aqui é educação) para secretariados dos governos, ministerios e afins. Infelizmente não se é cobrado nem que os politicos tenham ensino superior.