Respostas

  • Usuário do Brainly
2013-06-23T18:47:03-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

A Revolução Industrial nasceu em meio a um sistema capitalista, ou seja, a burguesia que era dona das fábricas queria gerar lucro a qualquer custo. Nesta época, com a política de cercamentos na Inglaterra, um enorme contingente se deslocou para as cidades, sendo um aglomerado de mão-de-obra barata que serviria para fazer o serviço pesado nas fábricas.

 

Formou-se assim uma nova camada: o proletariado, que eram os trabalhadores das fábricas, intensamente explorados, trabalhando muitas vezes mais de 14 horas por dia, em condições atrozes e recebendo o mínimo para a sobrevivência. Além disso, mulheres e crianças serviam também para o serviço, já que a mão-de-obra era mais barata ainda.

 

Isso gerou intensas revoltas, fazendo surgir pensadores e filósofos que buscavam mudar essa estrutura capitalista, onde a vontade de lucrar superava o bem-estar dos outros. Primeiramente surgiram os socialistas utópicos, que ainda tinham consigo ideias liberais impregnadas; depois vieram os cristãos; os anarquistas e assim os socialistas marxistas, que foi o movimento socialista mais expressivo, que propunha a NÃO propriedade privada.

 

Sintetizando, a precariedade  que vivia o proletariado devido ao capitalismo selvagem da Revolução Industrial fez com que surgisse pensadores socialistas que buscavam mudar este sistema.

2 4 2