Transcrição do cartum:

Professora sentada em sua mesa na sala de aula faz chamada: Giz... Apagador... Papel...

A professora obtém as seguintes respostas à sua chamada: Faltou! Faltou! Faltou!

Considere o trecho de reportagem seguinte:


Falta de energia elétrica, de biblioteca, de quadra de esporte e até de sala de aula para acomodar alunos de séries diferentes. Esses são alguns problemas que ainda atingem muitas escolas públicas do País, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2005. A pesquisa, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que uma em cada seis escolas públicas de Ensino Fundamental não tem energia elétrica e que cinco em cada seis não têm bibliotecas ou quadras de esportes. A dificuldade é maior na região Norte. Lá, de cada dez escolas, praticamente oito não contam com biblioteca e quatro não têm energia elétrica. Além disso, em quase metade das escolas há apenas uma sala de aula. De acordo com a professora da área de Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Sofia Lerche, essa escassez de estrutura prejudica a aprendizagem dos alunos. Para ela, é preciso ter um padrão mínimo de qualidade nas escolas pequenas. "Se você pensar em escolas de uma só sala, e os números expressam que existem muitas, essas escolas vão ter condições muito precárias de oferecer aquele mínimo necessário e indispensável para que as crianças aprendam do ponto de vista da socialização e do ponto de vista dos materiais mínimos para a aprendizagem", diz ela. "É preciso que nosso País siga um chamado padrão mínimo de qualidade, que se sustente em um tamanho mínimo de escola que tenha, pelo menos, quatro salas, biblioteca, condições mínimas. E também condições do ponto de vista da formação dos recursos humanos que vão atuar nas escolas", defende.

Com base na leitura do cartum e do trecho de reportagem dispostos, é correto afirmar que a intertextualidade entre o cartum e a reportagem é

dirigida para o despreparo de alunos de escolas públicas brasileiras com dificuldades de entendimento a cerca da gramática da língua portuguesa

inexistente visto que o cartum se refere a materiais de consumo imediato e a reportagem a itens de infraestrutura física.

referente à falta de formação adequada de recursos humanos para lidarem com a carência física e estrutural das escolas.

inverídica já que o cartum mostra que os alunos dão por falta de materiais e a

reportagem aponta que é um órgão governamental que registra esses déficits.

referente à falta de estrutura mínima de qualidade para prestar um serviço de educação eficiente na rede de ensino pública.

1

Respostas

2013-06-23T20:51:31-03:00

Referente à falta de estrutura mínima de qualidade para prestar um serviço de educação eficiente na rede de ensino pública. 

4 4 4