Elabore um texto dissertativo (no mínimo 15 linhas e no máximo 20 linhas) sobre “ se para as ciências da linguagem, não existe erro na língua. Então não é necessário aprender a língua portuguesa padrão”. Não se esqueça de que, no texto dissertativo, você deve mostrar a sua opinião que deve ser alicerçada em argumentos. Você pode usar argumentos do texto lido.

1

Respostas

2013-03-03T14:37:36-03:00

Texto:

 

Afinal, devemos escrever como falamos ou falar como escrevemos? A linguagem falada é sem dúvida mais informal do que a escrita, mas nem por isso pode ser considerada como errada. A linguagem que encontramos nos livros, que ouvimos nos jornais da TV ou lemos em alguns sites da internet, são tidas como linguagem padrão - aquelas mais formais, que são planejadas e elaboradas; já aquela linguagem com gírias, àquela da qual falamos, pode ser tida como linguagem não padrão - uma linguagem informal, não planejada e nem elaborada.

 

Assim, não devemos nem escrever como falamos e nem falar como escrevemos. Imagina como seria chato ler um livro totalmente fora de padrão, onde a linguagem é cheia de gírias, com pausas em lugares que não deviam haver pausas, como nas falas; agora, imagina como seria estranho e atormentador ter que planejar e elaborar, de forma formal, a nossa forma de falar, antes de pronunciar tal frase; tudo sairia fora do eixo. Mas claro que, para certas ocasiões, saber falar de uma forma formal é importante, como para uma entrevista de emprego, por exemplo.

 

Com base nisso, então, podemos dizer que não existe erro na língua? Em relação à linguagem falada, não existe erro algum pois todos temos um tipo de linguagem diferente, que vem de nossa cultura ou família, não sendo, assim, considerada e vista como errada. No entanto, em relação à linguagem escrita, pode se dizer que sim, como também que não. O fato é que a língua é dividida em duas partes, e cada uma dessas constitui-se de formas precárias, abordando temas que, para o outro tipo da linguagem da qual esta foi dividida, poderia ser tida como errada.

 

 

OBS: Se o texto não ficou grande o bastante, tente dar uma opinião concreta sobre o assunto, numa conclusão de apenas um parágrafo sobre o que você entende por isso (tire algumas partes deste texto e alongue-o de forma explícita, como base para a resposta da pergunta que você fez aí em cima, sobre que não precisamos aprender a linguagem padrão)

8 3 8