(TTN) Marque o texto onde ocorre erro de pontuação:

a) Entre uma e outra capitania havia longos espaços desertos, de dezenas de léguas de extensão. A população de língua européia, cabia folgadamente em cinco algarismos.

b) Os estabelecimentos fundados por portugueses, lá pelos anos de 1618, começavam no Pará, quase sob o Equador, e terminavam em Cananéia, além do trópico.

c) Os filhos da terra eram menos numerosos pela pouca densidade originária da população indígena, pelos grandes êxodos que os afastaram da costa, pelas constantes epidemias que os dizimaram, pelos embaraços, nem sempre inúteis, opostos ao seu escravizamento.

d) A camada ínfima da população era formada por escravos, filhos da terra, africanos ou seus descendentes.

e) Acima desta população, sem terra e sem liberdade, seguiam-se os portugueses de nascimento ou origem, sem terra, porém livres: feitores, mestres-de-açúcar, oficiais mecânicos, vivendo dos seus salários ou do feitio de obras encomendadas. (Capistrano de Abreu, com adaptações)

2
Está errada é a letra B
Os estabelecimentos fundados por portugueses, lá pelos anos de 1618, começavam no Pará, quase sob o Equador, e terminavam em Cananéia, além do trópico.

Respostas

2014-05-21T15:53:38-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Na leta A temos um sujeito e um predicado separados por vírgula, o que constitui erro:
 "A população de língua européia, cabia folgadamente em cinco algarismos."
2 1 2
Não se separa sujeito de predicado com vírgula.
A resposta correta é:Os estabelecimentos fundados por portugueses, lá pelos anos de 1618, começavam no Pará, quase sob o Equador, e terminavam em Cananéia, além do trópico.
LETRA'' B'' CONFIRMADO:Os estabelecimentos fundados por portugueses, lá pelos anos de 1618, começavam no Pará, quase sob o Equador, e terminavam em Cananéia, além do trópico.
Mas ninguém sabe explicar, né? Até que me provem o contrário, o gabarito está errado :)
Realmente eu não sei explicar,mas a resposta correta segundo o meu estudo dirigido é a B. Eu também havia respondido a A,mas a correta era a B.
2014-05-21T17:42:10-03:00
Resposta correta: Os estabelecimentos fundados por portugueses, lá pelos anos de 1618, começavam no Pará, quase sob o Equador, e terminavam em Cananéia, além do trópico.
3 5 3
Essa sim é a resposta correta :D
Qual é o erro de pontuação desta frase?
Sua resposta esta correta, obrigada :)