Normalmente, o ar próximo ao solo é bem mais quente que a alguns Km de altitude, pois o solo atua como "reservatório de calor", guardando calor e soltando aos poucos , consequentemente aquecendo o ar.
Normalmente, o ar próximo ao solo é bem mais quente que a alguns Km de altitude, pois o solo atua como "reservatório de calor", guardando calor e soltando aos poucos , consequentemente aquecendo o ar. Assim o ar quente que está embaixo sobe, levando poluentes, e o ar frio e limpo que está em cima desce para perto do solo.Porém no inverno, o solo não aquece o suficiente, não passa calor para o ar, e o ar que esta perto do solo cheio de poluentes, não aquece e não sobe, levando os poluentes
Inversão térmica é uma camada atmosférica de milhares de metros de espessura que ocorre no topo da camada limite planetária (CLP), a uma altitude da ordem de 1 km sobre áreas continentais, e onde o gradiente térmico (gradiente vertical da temperatura do ar) decresce com a altura, numa razão inferior a 10 graus por km (gradiente adiabático).

Respostas

A melhor resposta!
2014-05-19T17:58:53-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Inversão térmica é quando ocorre uma inversão das massar de ar frio com a quente, provocando uma grande concentração de poluentes na atmosfera. Isso é um caso muito grave, e deixou muitos mortos uma certa vez no Reino Unido.
1 5 1