a) Um trapézio possui área igual a 30 cm². Determine as medidas das bases desse trapézio, sabendo-se que a base maior é o triplo da base menor e que a altura excede a base menor em duas unidades

b) Determine o número positivo cujo produto da metade pela terça parte é 96.

c) A área de um triângulo é 35m². A medida de um lado desse triângulo excede a medida da altura relativa de 3m. Determine essas medidas

Com continhas porfavor ^-^

2

Respostas

2013-06-24T17:10:03-03:00

a) 
(3x + x) (x - 2)
....................... = 30
2

4x² - 8x - 60 = 0 (/4)

x² - 2x - 15 = 0

soma = 2
produto= 15

x' = 5 - certa
x'' = -3 - impossivel

resposta: base maior 15 cm e base menor 5 cm.

 

b)

(x/2) . ( x/3) = 96
x²/6 = 96
x² = 96.6
x² = 576
x= 24

 

c)  area triangulo = Base x altura / 2

35 = h(h + 3)/2
70 = h² + 3h
h² + 3h - 70 = 0

aplicando bhaskara e você vai encontrar : as seguintes raizes

-10 e 7, decarta o numero negativo


as medidas são:
lado 10, altura 7

 

4 5 4
A melhor resposta!
2013-06-24T17:29:55-03:00

a)

30=(3b+b)b+2/2

60=(4b).b+2

15=b²+2b

b²+2b-15=0

 

b²-4.a.c

2²-4.1.-15

4+60

V64

8

x=-2+-8/2.a

x1=3

x2=-5

 

Então: Bm=3.3

             Bm=9

b=3

h=3+2=5

 

b)

x/2.x/3 =96
x²/6=96

x²=576

x=V576

x=24

 

c)

S=b.h/2

35=h+3.h/2

h(h+3)=70
h²+3h-70=0

b².-4.a.c

9+280

289

V289

17

-3+-17/2

x1=7

x2=-10

 

l=7+3=10

h=7

 

3 4 3