1- Qual é a massa de 5 mols de glicose (C6H12O6)? Dados: C=12, H=1,0=16. Justifique com os cáculos

3- O ácido acetilsalicílito é um dos medicamentos mais ultilizados em todo mundo. Sua fórmula molecular é C9H8O4. Dados: C=12, H=1, O=16, constante de Avogadro 6,0.10²³

a) Qual é a massa molecular dessa substância?
b) uantas moléculas de ácido acetilsalicílito existem em um comprimido com 0,09g desse produto?

2

Respostas

2014-05-20T12:28:37-03:00
1) 1 mol - 180g (massa molecular do C6H12o6)
5 mols - x

Faz regra de 3 e x= 900g

3)

A) massa molecular é 180 ( C = 12x9 + H = 8x1 + O = 4x16)

B) 6,0 x 10 na 23 - 180g
X - 0,09 g

Regra de três:

X = 0,003 x 10 na 23
2 3 2
A melhor resposta!
2014-05-20T12:34:41-03:00
1- Qual é a massa de 5 mols de glicose (C6H12O6)? Dados: C=12, H=1,0=16
A várias formas de resolver essa questão, você pode usar (N = M/MM) a fórmula ou resolver por regra de três. Eu escolho fazer pela regra de três :)

Dados
Massa molar:
C6 = 12 x 6 = 72
H12 = 1 x 12 = 12
O6 = 16 x 6 = 96
____________________ Somando tudo, temos:
72 + 12 + 96 = 180 g/mol "Massa Molar"

    1 ----------- 180 g/mol
    5 ------------ x
x = 900 g

3°) Letra A: 180 u "Unidades de Massa" (já calculado anteriormente)

     Letra B
6,0.10²³ moléculas de C9H8O4  ---------------------- 180 g
                   x       moléculas de 
C9H8O4  ----------------------- 0,09 g
                   

1 5 1
Não respondi a letra B, porque estou sem a calculadora científica, ma deixei montado os cálculos.
mesmo assim, obrigado... Me ajudou muito ♥