Respostas

2014-05-20T13:13:30-03:00
A formula da velocidade é V=S/T, sendo V-velocidade, S-a distância e T-tempo:
 - A distância percorrida é 180 km
- O tempo é 2 horas e 30 minutos (vamos transformar os 30 minutos em horas usando a regra de três):
1 h -- 60 min
x h -- 30 min
60X=30 -> X= 30/60 -> X= 0,5 horas
Os 30 minutos equivalem a 0,5 horas, logo não podemos esquecer das 2 horas então somamos 2 horas com 0,5 horas -> Então o tempo é de 2,5 horas equivalente a 2h30min
- Agora é só substituir os valores, usando a distância em km (que já temos - 180 km) e o tempo SOMENTE em HORAS (que são 2,5 horas):
V=S/T -> V=180/2,5 -> V=72 km/h

Resposta: Durante o percurso a velocidade escalar media do ônibus será de 72 km/h.

Espero ter ajudado ;)
A melhor resposta!
2014-05-20T13:54:29-03:00
Dados:

Distância (Δs) = 180 km

Tempo (Δt) = 2h 30 min ⇒ Converte os minutos para horas:

Vem = ?

1h ⇒ 60 min
xh ⇒ 30 min

(multiplica cruzado):

60x = 30 min

    x =  \frac{30}{60} = 0,5 h

(Tempo fica sendo): 2h + 0,5 h = 2,5 h

(Fórmula usada):

Vem = Δs/Δt

Vem =  \frac{180 km}{2,5 h}

Vem = 72 km/h

R.: A Velocidade escalar média (Vem) do ônibus é de 72 km/h
1 5 1