Respostas

A melhor resposta!
2014-05-20T15:32:10-03:00
A dengue é uma doença transmitida por um vírus, assim como a gripe. Mas ao contrário de algumas doenças virais que você pode contrair pelo ar ou em um simples aperto de mão, o vírus da dengue precisa de um vetor para passar de uma pessoa para outra. E o responsável por isso é o mosquito Aedes aegypti. Funciona assim: o mosquito pica uma pessoa doente  e “guarda” aquele sangue infectado. Quando ele pica uma segunda pessoa, ela recebe o vírus que veio da primeira. Por isso a principal forma de combater a dengue é eliminando o responsável por levar o vírus de um lado para o outro, o Aedes aegypti. Reprodução Um mosquito tem poucos dias de vida – entre um e dois meses. O problema é que nesse período  ele produz muitos ovos que vão gerar novos mosquitos.  Uma fêmea pode colocar até cerca de 400 ovos durante a sua curta vida!  Esses ovos precisam de água para se desenvolver – no ambiente seco eles não crescem. Quando estão “mergulhados” na água, os ovos se transformam em larvas que dão origem às pupas das quais surgirão o mosquito adulto.
Por isso, a única forma de combater a dengue é impedindo que o mosquito se reproduza. É muito importante não deixar a céu aberto nenhum recipiente que contenha água. Vasos de planta, garrafas, pneus ou até mesmo lixo. Qualquer cantinho que acumule um pouco de água pode virar uma maternidade de novos mosquitinhos. Com a chegada da primavera e em seguida do verão, cria-se o ambiente perfeito para o Aedes aegyptI já que ele gosta de calor e as chuvas ajudam para que a água se acumule em vários locais
1 5 1
2014-05-20T16:19:47-03:00
Dengue não é transmitida de pessoa a pessoa, só através do mosquito. O mosquito adquire o vírus quando pica uma pessoa contaminada. Ao picar depois uma pessoa saudável transmite o vírus para essa pessoa. A maneira de evitar a dengue é eliminar o mosquito. O mais importante é procurar acabar com os criadouros dos mosquitos (lugares de nascimento e desenvolvimento das larvas). Todas as pessoas devem cuidar de suas casas e locais de trabalho para acabar com os locais de criação do mosquito.