Respostas

2014-05-20T16:45:04-03:00
Aki está :)

A Sociologia surgiu em meio a um processo de transformações econômicas, políticas e culturais ocorridas no século XVIII e oriundas das Revoluções Francesa e Industrial. Tais transformações afetaram toda a sociedade. 

Desde primórdios, o homem é objeto de estudo do próprio homem. Ciências foram criadas para entender e decifrar esse ser único que difere dos demais seres do globo e como ele atua em sociedade. A Antropologia analisando-o com base nas características biológicas e sócio-culturais dos diversos grupos; a Filosofia estudando o pensamento humano; a Psicologia que o vê como indivíduo, estudando seus processos mentais e a Sociologia que se interessa pelo comportamento das pessoas enquanto seres sociais. 
É esse último campo de estudo que abordaremos no texto a seguir. A Sociologia não estuda o homem em si; ela estuda os fenômenos que ocorrem quando vários indivíduos se encontram em grupos e interagem no interior desses grupos. É a ciência da sociedade. 
O termo Sociologia foi criado no século XVIII por Augusto Comte (considerado tradicionalmente como o Pai da Sociologia) da palavra latin Socius (associação) e o grego Logus (estudo). Comte tinha como objetivo unificar todos os estudos sobre a humanidade, mas só a partir da influência de Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber que a Sociologia se institucionalizou como ciência.