Respostas

  • Usuário do Brainly
2014-05-20T18:28:09-03:00
A melhor resposta!
2014-05-20T18:57:16-03:00
Bohr se baseou no modelo de Rutherford, na teoria quantica de Planck e nos espectos de linha dos elementos para criar 3 principios fundamentais:
1. Os eletrons estariam localizados em orbitas circulares, e não apresentavam movimento aleatorio como no modelo de Rutherfor, cada orbita apresenta um nivem de energia especifico, quanto mais perto do núcleo menor a energia do eletron.
2. Os niveis de energia são quantizados, ou seja, só são permitodos certas quantidades de energia para cada eletron da camada.
3. Para mudar de nivel, o eletron precisa absorber ou emitir uma quantidade apropriada de energia. (absorvendo, ele passa para uma camada mais afastada. Emitindo, ele se aproxima mais do núcleo)

Mas basicamente, ele apresentou o modelo atomico com camadas, os principios fundamentais foram apresentados para corrigir o principal erro do modelo de Rutherford, que apresentando o eletrom em movimento orbital em torno do núcleo, seria submetido a uma aceleração centripeta, causando perda de energia, que causaria um movimento espiralado devido a atração da particula negativa pela positiva, que geraria colisão do eletron com o núcleo, o que não acontece.
1 5 1