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2014-05-20T21:39:26-03:00
Letramentoé palavra e conceito recentes, introduzidos na linguagem daeducação e das ciências lingüísticas há pouco mais de duas décadas; seusurgimento pode ser interpretado como decorrência da necessidade de configurar enomear comportamentos e práticas sociais na área da leitura e da escrita queultrapassem o domínio do sistema alfabético e ortográfico, nível de aprendizagemda língua escrita perseguido, tradicionalmente, pelo processo dealfabetização.Esses comportamentos e práticas sociais de leitura e de escrita foram adquirindovisibilidade e importância à medida que a vida social e as atividades profissionaisforam-se tornando cada vez mais centradasnae dependentesdalíngua escrita,revelando a insuficiência de apenasalfabetizar  – no sentido tradicional – a criançaou o adulto. Em um primeiro momento, essa visibilidade se traduziu ou numaadjetivação da palavraalfabetização – alfabetizaçãofuncional tornou-se expressãobastante difundida – ou em tentativas de ampliação do significado dealfabetização,alfabetizar , por meio de afirmações como “alfabetização não é apenas aprender aler e a escrever”, “alfabetizar é muito mais que apenas ensinar a codificar edecodificar”, e outras semelhantes. A insuficiência desses recursos para criar objetivos e procedimentos de ensino e de aprendizagem que efetivamente ampliassem o significado de alfabetização, alfabetizar ,alfabetizado é que pode justificar o surgimento da palavra letramento, conseqüência da necessidade de destacar e claramente configurar, nomeando-os, comportamentos e práticas de uso do sistema de escrita, em situações sociais em que a leitura e/ou a escrita estejam envolvidas.