Estou dando 75 pontos para quem me dizer: Me de 2 fatores que contribuíram para o povoamento do Brasil no litoral.

2
ao chegarem no Brasil, os colonizadores se estabeleciam primeiramente no litoral, pois ficava fácil a comunicação com Portugal, havia portos, por onde chegavam as cartas com as novidades da coroa... Tudo isso fez crescer o desenvolvimento nas áreas litorâneas, principalmente, o que trouxe consequências até os dias de hoje.

Respostas

2014-05-20T23:13:30-03:00
O litoral é a área de chegada das navegações, nada mais natural então que fosse o primeiro ambiente a ser ocupado.

Ao passo que o litoral vinha sendo ocupado, os indígenas, habitantes originais foram "empurrados" mais para o interior. A ocupação do interior, portanto, envolvia um preço: guerras sangrentas com os povos indígenas.

Os portos eram escoadouros para a metrópole colonial, e, localizavam-se no litoral, mais um motivo para a densa ocupação. Se ocupado, mais comércio. Se mais comércio, mais habitações, num círculo vicioso.
2 4 2
Eu respondi pensando nos mesmo fatores, mas sem dúvida sua resposta ficou muito melhor elaborada. Parabéns.
obrigada ajudou muito
Disponha ;-)
A melhor resposta!
2014-05-20T23:14:42-03:00
Primeiramente, os portugueses desembarcaram em solo brasileiro pelo oceano, e logo fixaram seus aposentos ali mesmo, concentrando o povoamento do recem descoberto território ali.
Segundo, podemos apontar diversas causas, dentre elas o clima, a vegetação, a necessidade de existir povoados bem próximos ao litoral na época da colonização, dentre outros.
1 5 1